Começando o Scrapbook: Quais os Materiais Necessários?

15 abr

pb270104

Bem, como escritora do blog, percebi a grande quantidade de leitoras que estão começando, ou ainda estão querendo começar a fazer Scrapbook. E percebi também, que muitas leitoras são de várias regiões do Brasil onde o scrapbooking ainda é desconhecido, ou não tem lojas e lugares com cursos e materiais para o hobby.

Meu objetivo no blog, é disseminar a arte no Brasil, e ajudar com idéias e novas técnicas, àquelas pessoas que ainda tem o scrap um pouco inacessível. Portanto, nesse post, eu vou mostrar alguns materiais que eu julgo necessários para a iniciação no Scrapbook, para o que eles servem, e outras dicas.

Os Materiais

O scrapbook hoje tem um mercado muito amplo de materiais, portanto, hoje tem material para fazer de TUDO. Mas, você não precisa adquirir tudo isso de uma vez só, já que os materiais e ferramentas de scrap não são muito baratos, principalmente por serem em grande maioria, importados.

Você deve começar pelo básico, até porque, algumas técnicas exigem um pouco mais de conhecimento, então não saia comprando tudo o que vê de materiais de scrap, sem pelo menos saber fazer o básico. O bacana é começando com cursos básicos, e ir avançando em outras técnicas depois que já domina o principal.

Então, o que eu preciso de materiais Básicos ?

Base de Corte

A base de corte é fundamental para cortar o papel nos tamanhos desejados. Quem faz em larga escala, ou faz muito scrap, pode usar a guilhotina, mas mesmo assim, para alguns detalhes é necessária a base de corte. Ela é encontrada em 3 tamanhos: A4, A3 e A2. A Base tamanho A4 não é muito utilizada no scrap, por se tratar de ser uma base pequena que dificulta um pouco o trabalho do scrap. A base A3 é a mais utilizada, tem tamanho 300 x 450 mm, e é ideal para quem não tem muito espaço para o trabalho, e ao mesmo tempo, quer precisão no corte do papel. A terceira base, a A2 é a maior (600 x 430 mm), é muito usada em pathwork também. Ela é bem prática, mas ocupa mais espaço.

cte0031

A base de corte é necessária para fazer cortes precisos, pois ela é toda quadriculada em centímetros para facilitar a medição.

Estilete

O estilete você pode usar qualquer um, desde que ele tenha um corte preciso, e seja confortável para o manuseio.

estilete-s05

Você também pode utilizar aqueles jogos de estiletes de precisão, com várias “facas” diferentes. Este proporciona vários tipos de cortes, permite até “desenhar” recortando bordas bem elaboradas, com curvas (como flores, borboletas)

img

Para o começo, você pode utilizar sem problemas um estilete simples, e com o tempo, pode adiquirir um estilete mais elaborado, ou um kit de estiletes de precisão.

Régua Metálica

Para apoiar o corte com o estilete, é fundamental uma régua metálica boa. Se você usar uma régua plástica, com o tempo o fio do estilete irá “comendo” o plástico e te dará cortes tortos do papel, sem nenhum pouco de precisão. A régua metálica não desgasta como a régua plástica, pois quando o fio do estilete passa, não tira lascas do metal. E isso te dará precisão no corte, sem falar da durabilidade.

less07-15

Lembrando, o material da régua deve ser de Aço, e não alumínio. O alumínio, assim como o plástico, também lasca com o passar da lâmina do estilete. Outro detalhe, a régua deve ser de 30cm ou mais, para facilitar o trabalho.

regua-de-aco2

Cola

Aqui, coloco uma grande observação a respeito da cola: Tem que ser acid free! Gente, se vocês querem um trabalho duradouro, e de qualidade, não tem como remediar com qualquer cola, pois a cola para scrap tem que ser sem ácido. O ácido corrói as fotos, e com o passar dos anos dá aquele aspecto amarelado e feio nas fotos (por isso que os álbuns antigos de família ficavam amarelados). A cola própria para scrap é um pouco mais cara do que as colas comuns, mas vale o investimento.

cola_n_acid_free

Observações sobre a cola para Scrap:

O mínimo é muito. Passe uma fina camada da cola nos seus trabalhos, para evitar borrões. A cola adere o papel super bem, por isso não é preciso passar camadas grossas da cola no papel. Passe um filetinho bem passado, que já é necessário.

Passe a cola somente nas bordas do papel que irá colar. Não é necessário ficar passando no meio do papel.

Cole no lugar certo. A cola de scrap seca rápido e não permite que você movimente o papel por cima de outro.

Fitas Dupla Face

As fitas dupla face são encontradas em dois tipos: A dupla face normal, e a dupla face espumada. A dupla face simples ou normal, é utilizada para colar detalhes mais finos (como fitas, tiras de papel), fotos, entre outros. Já com a dupla face espumada (também conhecida como fita banana), é possível dar relevo a detalhes do projeto de scrap.

1862

Fita dupla face simples

fita_banana

Fita dupla face espumada

Observação: A fita dupla face espumada, deve ser cortada, preferencialmente, com o estilete. A cola da fita junto com a espuma, gruda na tesoura e a invalida para cortar papel.

Tesoura

A tesoura escolhida para o scrap, deve ser de tamanho médio e deve ser de ponta, para proporcionar cortes precisos em detalhes pequenos.

tesoura

Há tesouras específicas para scrap, exelentes por sinal. A diferença, é claro, é o preço, que costuma ser de 4 a 5 vezes maior que o preço de tesouras comuns. Essa tesoura é a Honey Bee, da marca EK Sucess, que vem em um tamanho bom, anatômica e confortável, com a ponta fina e precisa. É encontrada com lâmina em metal, e também em teflon, que a torna anti-aderente.

grd_2_honey-bee-amarela

Na hora de compra, procure ponderar: Se o uso for grande e você acha que realmente vale a pena, indico com certeza, a Honey Bee. Ou se você vai começar a fazer, e quer testar se realmente vai fazer scrap ou não, uma tesoura com as qualificações mencionadas antes, já é o suficiente para você trabalhar tranquilamente.

Observação: A tesoura escolhida, seja uma simples ou uma Honey Bee, a use somente em papel, e tenha outra tesoura mais comum para cortar outros materiais.

Aplicador de Ilhóses

É uma ferramenta que eu julgo não tão básica assim pra quem está começando. Dá um efeito super bonito nos trabalhos, mas pra quem tá no começo e tá fazendo pra testar, eu aconselho não adquirir de cara. Mas se você deseja comprar, eu tenho um post falando só sobre as ferramentas de aplicar ilhós, onde você pode ter uma idéia de qual é melhor para o seu uso.

silent-setter-1

Ilhóses e Bailarinas

São acessórios lindos, que fazem toda a diferença no trabalho de scrap. Para o ilhós, é necessário o aplicador (vide texto acima), mas para as bailarinas, ou as “tachinhas”, você pode fazer um furo no papel com a ponta do estilete para a aplicação.

bal0049

Bailarinas

ilhos1

Ilhóses

Papéis

Ah, agora chegou a parte que todo mundo gosta! Escolher os papéis é maravilhoso, mas na hora de escolher, sempre temos que fazer um composé de no mínimo 3 folhas de scrap. Para começar, pra quem não entende de composés, é legal combinar um liso, um listrado ou bolinha, e um estampado, para dar um contraste legal.  Depois que vai se soltando e conhecendo melhor os papéis, pode combinar de várias maneiras.

scrap_6084

Furadores

Furador é uma ferramenta que eu consider omuito legal, e incluo no meu conceito de material básico. Afinal, com apenas um furador, você pode fazer detalhes em vários projetos diferentes. Outra vantagem, é que com o furador, de qualquer retalho de papel que sobra de projetos, você pode fazer um detalhe com ele. É muito mais bacana que adesivo, pois adesivo é usado uma única vez, e com o furador, você pode trabalhar em infinitos projetos diferentes.

furadores

Carimbos e Carimbeiras

Com carimbos e carimbeiras, é possível costumizar muito mais o seu trabalho, pois você pode trabalhar com detalhes, fazer estampas, e com uma esponja molhada na carimbeira, pode fazer sombreados nas bordas dos papéis, dando um toque especial no papel.

carimbeiras

Carimbeiras de diversas marcas: Stazón, Distress, Color Box, e ainda tem muitas outras marcas, cada uma dá um efeito diferente.

img_37681

Carimbos: podem ser encontrados em centenas de modelos diferentes.


Bem, esta é a lista de materiais que eu considero importantes para iniciar o trabalho do Scrapbook. Algumas coisas, você pode adquirir aos poucos, não é necessário comprar tudo de uma só vez.

E para quem mora em cidades que não tem lojas que vendam scrap, indico as lojas virtuais:

ScrapStore

Scrapway

ScrapCenter

Scrap Jackie

Bom Divertimento!

Blog Widget by LinkWithin

121 Comentários para “Começando o Scrapbook: Quais os Materiais Necessários?”

  1. Simone 22. abr, 2009 at 11:23 #

    Puxa este artigo seu era td que eu precisava, Obrigadão mesmo!! Moro em cidade de interior e suas dicas vão me ajudar muito. Vlw colega!!

  2. Luisiana Veras 22. abr, 2009 at 15:02 #

    Fico feliz que eu possa estar ajudando leitoras como você Simone! e vamos lá, pé na tábua e mão no scrap! =)

  3. Rosângela Watanabe 29. abr, 2009 at 20:46 #

    Excelente suas orietações. Favor informa-me sobre a utilização de Chalktlets para realçar carimbos usando emboss e carimbeira transparente.
    Obrigada,
    Rosàngela

  4. Bianca 02. mai, 2009 at 23:57 #

    Tanto a cola quanto os carimbos (e boa parte do resto do material também) podem ser encontrados também em Curitiba na Grafitti. Fica naquela galeria do lado da rua 24 horas (ela está desativada e tem que dar a volta na quadra para conseguir entrar agora).

  5. Luisiana Veras 04. mai, 2009 at 14:41 #

    A Graffitti tem materiais de Scrap mesmo, mas tem poucas opções. Esses dias mesmo fui lá pra comprar um milhão de coisas e saí de mãos abanando, sem falar que eles trabalham só com linhas nacionais de materiais para scrap. As melhores lojas de Curitiba de Scrapbooking são as específicas, tipo a Ibiza do Batel, Scrapland, Scraperia, Scrapinup, e tem mais umas outras. Pois além de ter os materiais, tem variedade. A Graffitti tem o foco mais especializado pra quem trabalha na área de design, engenharia e arquitetura. Se for analizar, a parte de artesanato deixa muito a desejar ^^

  6. Marta 07. mai, 2009 at 23:47 #

    nossa muito bom estou começando e precisava saber sobre materiais brigada por partilhar

  7. jaque pauletti 11. mai, 2009 at 21:42 #

    amei o seu site o seu despreendimento e ensinar e disseminar o trabalho. sou artásta plástica , publicitária e, hoje especialista em marketing. fui professora universitária muitos anos nas áreas de propaganda, moda e mercado… mas, percebi que sempre fiz scrap em tudo. sempre customizei minhas coisa, meus bilhetes, cartas, cartões, presentes e até roupas/scraps(???). adorei saber de tanta gente interessada nisto. não sei é onde comprar o material. gostaria de ir direto ao assunto! vc pode me dar a dica? moro em caxias do sul (RGS) e não conheço nehuma papelaria daqui que tenha o material necessário…
    grande abraço e parabéns.

  8. Rosangela Garcia da Silva 18. mai, 2009 at 11:34 #

    Adorei as dicas, pretendo começar a fazer o meu, mais não sabia por onde começar com relação ao material.

  9. Khennya 19. mai, 2009 at 18:43 #

    Amei este post, era tudo o que eu precisava saber pra começar a fazer os meus trabalhos. Me ajudou pra caramba!
    bjosss

  10. eric 04. jun, 2009 at 20:15 #

    E O QUE SERIA UM SCRAPBOOK, EXATAMENTE??

    • ana carolina 20. out, 2013 at 15:40 #

      scrapbook é um livro de recados, pode falar de você, seus gostos musicais enfim o que você gosta, e pode também ser para alguem que você gosta, da pra fazer scrapbook de receitas tambem

  11. luciene cerdeira 06. jun, 2009 at 0:40 #

    me chamo luciene moro em manaus a minha maior dificuldade e que aqui tudo e mais dificil preciso comprar os materiais pela internet vc poderia me ajudar um abraço luciene

  12. Mary Vasconcelos 08. jun, 2009 at 20:25 #

    Que site maravilhoso!!! Comecei agora a fazer Scrapbook sem curso, pois ainda não tive tempo, estou com uma bebê linda de 6 meses, mas assim que der farei o curso. Bom, comecei por um mini álbum, passei cola fiz uma bagunça, agora sei que usa pouca cola ou fita dupla face. Lú me esclarece uma dúvida sobre a base de corte, comprei uma pela internet, pensei que fosse de ferro ou aço sei lá, chegou aquela coisa mole, dá imprensão que na hora de passar o estilete vai cortar a base toda, é assim mesmo? Bjs.

  13. Lara 03. jul, 2009 at 16:41 #

    Adorei as dicas. como estou começando estou sempre procurando saber para que servem as ferramentas. Quero ler muito mais aqui.

  14. natalie 27. jul, 2009 at 20:00 #

    ola….
    vc me ajudou mto…
    so quero saber agora aonde posso encontrar materiais de scrapboock em baixo custo…. se vc poder me falar algum site eu ficaria feliz…
    obrigada….

  15. elizandra 09. ago, 2009 at 21:47 #

    Olá , que tipo de caderno ou álbum devo usar para começar meu scrapbook ?
    Quero um que seja fácil paea encapar …a capa pode ser de tecido ? ou só é feita de papel ?

  16. marizete 01. set, 2009 at 13:16 #

    olha ,é maravilhoso saber que existem pessoas como vc.dispostas a dividir o que sabem fazer com outras pessoas.que espirito autruista,que desprendimento.obrigado VIU?DEUS te abençoe e te dê em dobro o que vc nos ensinou.

  17. simone 23. set, 2009 at 1:00 #

    Boa noite, pesquisando sobre ecrap na net, conheci o seu blog e achei muito importante para iniciantes como eu…rs, gostaria de saber se em SP existe lojas virtuais com o preço mais em conta, e quais você me recomenda?
    Entrei nessas duas lojas que você indicou, mas na http://www.scrapjackie.com, vi que é em dolar, fiquei em dúvida, e gostaria de saber se o recebimento é rapido e seguro?
    Obrigada
    Simone

  18. Adorei esse blog…vc é demais!
    Espero conseguir e mostrar meu trabalho pra vc!Um grande abraço…vc merece!

  19. Juliana 24. out, 2009 at 0:06 #

    Amei o tópico…
    Essa semana comecei a ver diversos vídeos sobre essa arte de fazer scrapbooks e me apaixonei!
    Para iniciantes precisa de um alto investimento, você que tem mais experiencia no assunto poderia dar umas dicas de ítens indispensáveis de decoração e de baixo custo!
    Tem tanta opção de materiais que não consigo imaginar o que eu usaria ou não…

  20. Sarah Nogueira 07. nov, 2009 at 20:44 #

    Milhões, trilhões e zilhões de obrigado. Eu estava “fuçando” a net a procura de dicas. E achei. Amei. bjos

  21. maria cristina alvim 08. jan, 2010 at 0:56 #

    oi, adorei, tava querendo exatamente isso pra comecar, moro em niteroi rj e nao sei aonde encontra material, pode me ajudar, desculpe mas meu computador esta precisando configurar. aguardo respostas bj

  22. Aline 14. fev, 2010 at 11:50 #

    Tenho uma máquina”cuttlebug”, e gosto de adiquirir “facas de corte”, cabe as da própria marca e da sizzix, gostaria de saber o nome dessa peças em inglês entro em die cut, e encontro peças já cortadas, outra dúvida é se a crop-a-die (com cabo cor de rosa que vc se refere…e vende-se individualmente cabe qualquer tamanho de eliós para pregar. Grata Aline

  23. Valdineide Montenegro 17. mar, 2010 at 11:35 #

    Nossa amei a dica estou cada dia mais apaixonada pelo scrap embora ainda não tenha feito nada rsrsr vou começar um curso basico aqui na minha cidade.Obrigada bjs

  24. Claudia Ribeiro de Souza 17. mar, 2010 at 15:35 #

    Olá!!! Adorei as dicas, vou ser titia e estava querendo me aventurar no scrapbook para presentear minha cunhada. Vou seguir todas as suas orientações e assim que ficar pronto mando mais um comentário… eu faço biscuit e adoro tudo que é feito no artesanato. Beijos.

  25. alessandra 30. mar, 2010 at 16:16 #

    Moro em Belém do Pará é dificíl encontrar uma loja que venda materias para srapbook, então amei este site e gostaria de saber a possibilidade de indicar uma loja que eu possa ir direto e que seja em São Paulo.

  26. Larissa 01. abr, 2010 at 19:09 #

    Parabéns, vc conseguiu captar a necessidade de muitas pessoas!Continue ajudando os autros, esta é, sem dúvida, a melhor maneira de demonstrar o que somos e a que viemos.Grande abraço e sucesso!

  27. Elda 26. abr, 2010 at 16:48 #

    Achei ótimo seu artigo sobre o material básico pra se começar a trabalhar com scrapbooking. Estava precisando ter uma idéia por onde começar.Obrigada.

  28. Laura 12. mai, 2010 at 19:01 #

    Oláa, estou começando a fazer scrapbooking, mas não estou conseguindo achar esses papeis… quais são os nomes que eu encontro em papelarias? Obrigada

  29. Bruna Célia 19. mai, 2010 at 23:14 #

    Adorei seu tutorial sobre o que é o scrabook e como fazê-lo. Gostei de verdade! Convido você a conhecer nossa loja http://www.artepapelepano.com.br Tenho certeza de que irá gostar!

  30. helena 02. jun, 2010 at 19:23 #

    Olhe eu sou Portuguesa moro em Portugal mesmo e estou encantada com a sua explicação. Nem sabe o jeito que me deu. Eu faço scrapbooking mas só com materiais rústicos ehehe, aliás reaproveitados, adoro fazer, mas não percebo nada dos vossos materiais.para quando uma explicação para um nível mais avançado????Muito obrigadaHelena

  31. erika 08. jun, 2010 at 0:42 #

    parabens qrida, vc tiro todas as dvidas q eu tinha esta td mt completo..parabens tb pelo seu talentobjosucesso sempre

  32. Vera Lúcia Mendes Lenzi 25. jul, 2010 at 16:44 #

    Oi Lu gostaria de agradecer sua espontaneidade em dividir o que sabe com pessoas iguais a mim, que ainda não começou a fazer scrap mas que já está amando…estou um pouco confusa quanto a começar mas com suas dicas dos materiais já começou a clarear as idéias.Não sei quanto ao uso das fotos para colar no album, são fotos normais mesmo? E quanto aos albuns a gente é que confecciona ou compra?Gostaria de receber se possível dicas de como iniciar os trabalhos pois estou em dúvidas de como começar.Espero ansiosamente por resposta um grande abraçoAtt Vera Lúcia Mendes lenzi

  33. Nina 12. set, 2010 at 20:38 #

    Oi Luh,tdo bem?!Estou iniciando no Scrap  e gostei muito do seu post sobre os materiais, isso ajuda bastante.Fiz um blog para mostrar meus trabalhos e colocar dicas para quem tbm está iniciando nesta arte viciante do Scrap…rsssssss!Coloquei em meu Blog (Scrap By Nina) seu post falando dos material, onde fiz um link para o seu Blog.Se tiver problema é só falar tah!!!Bjus

  34. Dani 14. out, 2010 at 14:16 #

    Sua página era exatamente o que procurava: prática, linguagem simples e muito esclarecedora.Estou montando o meu álbum de casamento estilo scrapbook. Sei que muitos profissionais fazem isso, poderia entregar as fotos, pagar uma grana que acho justíssima pq dá um trabalho enoooorme, mas nenhum dinheiro no mundo vai pagar o prazer de chegar ao final e dizer “fui eu que fiz” assim como vários detalhes em minha festa de casamento.Obrigada pelas dicas!Já coloquei sua página na minha relação de favoritos no computador : )BjinhosDani

  35. Marcella 14. jan, 2011 at 7:32 #

    Parabéns,Vc consegue explicar muito bem.Tudo que eu precisava saber.beijo grande.

  36. Betania Melo 19. jan, 2011 at 22:39 #

    eu ameeeeei suas dicas, MUITO obrigada!

  37. Daniela Schmitt 28. jan, 2011 at 15:37 #

    Quero muito aprender scrap, com suas dicas tudo fica mais  facil, obrigada por compartilhar… bjo

    • LUCILLA RIBEIRO DE CASTRO 28. jan, 2011 at 23:39 #

      Oi, LuParabéns pelo seu trabalho e pela idéia de dar dicas sobre esta técnica maravilhosa. Me encantei por mais esta arte, já que estou sempre buscando coisas diferentes e criativas. Não sei nada, mas já estou me familiarizando com os materiais e tudo o que diz respeito ao scrapbooking. É um prazer conhecer você, seu trabalho e com certeza vou acompanhá-la para ficar cada vez mais antenada. Bjs!

  38. Renata 04. fev, 2011 at 19:53 #

    A-D-O-R-E-I    as dicas!!!!!Eu estava meio desconfiada se seria tarde ou não começar usar as técnicas de scrapbooking, já que faz um tempinho que está na moda, mas mesmo assim resolvi arriscar. E a dúvida era justamente essa: o que comprar diante da infinidade de opções??!Agora, com a sua ajuda, fiz minha listinha e amanhã corro na papelaria para comprar. Passei o dia vendo vídeos no youtube e pesquisando sobre o tema. Estou super animada!!!Muuuuuito obrigada pelas suas valiosíssimas dicas!Um grande abraço e todo sucesso do mundo para vc!

  39. Cláudia 15. mar, 2011 at 19:52 #

    Olá,Obrigada pela imensa lista de materiais!Nossa, acho que com tanta coisa não vai dar pra eu começar agora.Mas quando eu começar mando algo pra vc!BeijosCláu

  40. lari 13. abr, 2011 at 14:46 #

    já tive um desses eu mesma comprei foi 00,99gostei era de bolinha

  41. Flávio Correia Lima 20. abr, 2011 at 13:45 #

    Oi Luisiana,Comprei uma base para corte A2 da Toke e Crie. Trabalho mais com corte em papel usando régua e estilete. Antes da base de corte utilizava uma placa de vidro. Desliza super bem mas o estilete perde o fio muuuito rápido. Só que quando corto utilizando a base o corte não sai legal. Na verdade nem corta realmente. Fica parecido com o canhoto dos cheques sabe? Fica quase cortado mas você tem que puxar pra destacar e o lado do papel fica com aspecto serrilhado. Gostaria de saber se já aconteceu isso contigo, se eu estou usando o estilete errado (muita força, pouca força, inclinação errada) porque fui um investimento caro a base e não gostaria de perder. Outra coisa, o corte com estilete tá estragando a base. Quando eu passo o estilete fica o sulco no lugar onde passei. Você recomenda alguma coisa pra não estragar a base? Desde já agradeço a sua ajuda! =D

  42. Dani 22. abr, 2011 at 14:03 #

    Muito legal conheci o scrapbook por acaso e estou totalmente apaixonada, só tom com muita dificuldade em encontrar os materias mais com a sua ajuda ja estou mais orientada, só gostaria de fazer um curso on line e não estou encontrando. Obrigadão Bjs

  43. Andrea 03. mai, 2011 at 18:59 #

    Muito legal seu artigo!!! Comecei a gostar do scrapbook e seu artigo me ajudou bastante!!!Parabéns!!!Andrea

  44. Luciana Guirico 27. mai, 2011 at 15:07 #

    Olá Lugostaria de pedir sua permissão para divulgar os meus materiais de scrap.Eu estou importando algumas coisas dos EUA e trago em pequena quantidade, mas tudo escolhido com todo carinho por mim.Tenho uma lista de materiais a um preço bem legal, dentro do mercado e até um pouco abaixo em alguns itens.Quem tiver interesse fico a disposição para enviar a minha lista de preços com as fotos do que tenho disponível.E seu eu não tiver disponível faço encomendas e mando vir de lá.Quem quiser conhecer meus produtos fica aqui meu contatobrancafloraromas@gmail.comwww.brancafloraromas.elo7.com.brAbraços a todos as amantes de scrap e artesanato em geral.Luciana

  45. Raquel Chagas 05. jun, 2011 at 22:08 #

    Gostei muito das dicas, pois estou me aventurando no scrap e suas dicas foram ótimas. Visite o meu blog Encantarte. abraços    Raquel

  46. juliana 05. ago, 2011 at 23:35 #

    olaa!!moro em fortaleza e gostaria de saber onde encontrar esses tipos de furadoresou posso comprar atravez de voce??me mande uma resposta obrigado…

  47. RAQUEL LIMA 14. ago, 2011 at 18:02 #

    estou querendo saber mais sobre scrapbook,se o material é muito caro

  48. Elizângela 16. ago, 2011 at 10:58 #

    Bom dia , amei suas explicações sobre o scrapbook,a tempos q procuro algo assim tão claro e só agora encontrei a sua pagina, mas gostaria de saber como faço para uma noção melhor de combinação de cores para fazer tipo uma pagina, como sabemos cquando combinar as cores e estampas? Parabéns pelo trabalho e fica com Deus .

  49. Cristiane Oliveira 21. ago, 2011 at 21:13 #

    Olá Lu, estou com uma dúvida em relação a base de corte, e fazendo uma pesquisa cheguei ao seu blog. Comprei uma a pouco tempo e ela esta ficando marcada, será que estou usando errado? Não era pra ela não ficar com marcas? Aguardo ansiosa. Abraços.

  50. fabiannygt15@hotmail.com 12. set, 2011 at 20:35 #

    Eu tentei e ñ consegui ,mas estou vendo q é mt facil e dai consegui cria o meu xero no coração de vcs……..

  51. Gláucia Paulino 19. set, 2011 at 14:27 #

    Olaaaa nossa adorei o post, mas mesmo assim ainda acho complicado pq não sei onde compro! Não quero lojas virtuais pq não entendo NADA hahahaha, quero fazer um album meu e do meu namorado então queria saber quais ´são as coisas básicas que preciso?

  52. Amanda 19. set, 2011 at 20:26 #

    Adorei o blog e sem grana nao da estou começando a fazer vai ser o meu primeiro scrapbook e estou muuuuuuuuito animada!!!!

  53. Gabriele 21. set, 2011 at 14:07 #

    Olá, gostaria de saber, se pode usar papel de presentes. E algumas outras dicas, moro no interior, e por aqui não há nada do tipo. 

  54. Anna Pachá 05. out, 2011 at 15:53 #

    Achei super legal este Blog, é de muita generosidade e simpatia. Valeu pelas dicas.

  55. dieidi 10. nov, 2011 at 13:29 #

    Gostei muito das ideias ja comprei algumas folhas, caixas em mdf, gostaria de saber sobr cursos online pois na minha cidade nao tem cursos e nem loja especializada em materias de scrap. Que modelo furador vc me indica comprar primeiro pois vou comprar aos poucos.

  56. . 12. nov, 2011 at 1:36 #

    Naum consegui ler as dicas direito pq minha internet esta mt ruim… mas vc. tem alguma dica para economizar dinheiro nos adesivos?Obrigada;

  57. Carla Salim 27. nov, 2011 at 10:00 #

    Oii tudo bem adoreii as dicas , só tem um detalhe o que posso encontrar pra fazer a capa algo firme ?um beijo 

  58. Laila 16. dez, 2011 at 22:35 #

    Oláaa, nossaa me ajudou muiiito.Queria umas dicas de loja, pq tenho medo da falta de segurança.Obrigadaa!

  59. Clarice Costa 06. jan, 2012 at 10:45 #

    Amei as dicas um ano cheio de bençãos.

  60. Rgina Marta Corrêa Presença 16. jan, 2012 at 14:31 #

    Gostaria de saber como se chama  e para que serve um equipamento de plástico para scrap, parecido com uma tesoura pequena, só que a ponta é de formato redondo onde encaixamos uma pecinha redonda também de plástico com a figura que desejamos de cada lado, uma côncava outra convexa,  apertando a “tesoura” como se fôssemos cortar as parte se encaixam perfeitamente, quando colocamos um papel no meio ela faz o dezenho em alto relevo, podereia me explicar?

  61. sofia 23. jan, 2012 at 9:08 #

    mais que legal este site

  62. sofia 23. jan, 2012 at 9:11 #

    mais quie legal esse site pricipalmente para quem gosta deses negocios de papel essas coisas de papelaria

  63. Lorena Vieira de Oliveira Amorim. 27. jan, 2012 at 16:25 #

    Nossa eu gostei d+ das explicações,pq tb estou começando e é uma prima q mora fora q vai mandar os materiais pra mim,e eu estava sem saber oq pedir,mas agora já tenho um ponto de partida,muito bom mesmo.

  64. Lorena Vieira de Oliveira Amorim. 27. jan, 2012 at 16:25 #

    Nossa eu gostei d+ das explicações,pq tb estou começando e é uma prima q mora fora q vai mandar os materiais pra mim,e eu estava sem saber oq pedir,mas agora já tenho um ponto de partida,muito bom mesmo.

  65. Rose 30. jan, 2012 at 14:57 #

    Minha linda, também moro em Manaus.Adorei seu blog, tudo perfeito.Gosto muito também de fazer trabalhos com latonagemmas cadê o aluminio de 0.10 ?Vs sabe se posso encontrar em Manaus?Grande bjo.Muita paz!

  66. Caterina 05. mar, 2012 at 18:01 #

    great work by posting this…thanks.http://www.descontoaocubo.net

  67. Talita 20. abr, 2012 at 14:42 #

    Poxa!!! Era tudo o que eu precisava… Vou começar a fazer para presentear meu namorado… Gostaria de dicas de cursos em SP.. Obrigada!

  68. Tereza 29. abr, 2012 at 0:59 #

    Estava procurando exatamente este tipo de informação. Obrigadaa. 

  69. catia Luis 29. abr, 2012 at 18:02 #

    Adorei comecei agora a fazer scrap e estou louca com tantos materiais.vou viajar e ja comprei um monte de coisas online.Bjs e obrigada pelas dicas.

  70. Ana Lucia 04. mai, 2012 at 20:19 #

    Essas dicas que estava procurando. ADOOOreiiiiiiiiiiii!

  71. amanda 21. mai, 2012 at 10:32 #

    adorei precisava disso para o trabalho da escola.são muito legais os  scrapbookings hahahahhahahahahahahahahahahahahaahahahahahahahahahahaha

  72. Danielle 01. jun, 2012 at 11:29 #

    Achei muito bom esse blog!
    Pois ajudou a nossa equipe para fazer scrapbooks!
    Bjam

  73. Rosangela 05. jun, 2012 at 12:58 #

    Ha adorei este blog , vou começar a fazer e me ajudou muito!!! beijos

  74. Ivone 15. jun, 2012 at 17:27 #

    gostei muito do seu blog, está muito bom, eu vim da Argentina recentemente y senti falta pois, aqui q os materiais tem q se comprar tudo pela net, te parabenizo pelo conhecimentos compartidos.Atte. Ivone Santos.

  75. Ana Carolina 10. jul, 2012 at 1:06 #

    Que materiais seriam melhores para fazer um álbum ? E como faço uma capa dura ?

  76. Luiz Fernando 10. jul, 2012 at 9:30 #

    muito show isso minha esposa  vai amar muito obrigado

  77. Luiz Fernando 10. jul, 2012 at 9:32 #

    o cristian meu amigo é muito sem noção mais até ele gostou e vai faze pra sua namorada e até o brunão

  78. bruna 24. jul, 2012 at 13:41 #

    poxa, muito obrigada pelo post, me ajudou mto.
    vlw!!!!!!!!!!!

  79. Márcia 06. ago, 2012 at 14:57 #

    gostaria de iniciar a arte fazendo o albún da minha filha, mas mora em Rondônia e por aqui é difícil encontrar esses materiais. Pretendo pedir pela internet, mais preciso de lojas virtuais para comprar os materiais com segurança.Bjs.

  80. Kelly 08. ago, 2012 at 21:45 #

    Parabéns pelo material! Excelente dicas :) 

  81. Menara 27. ago, 2012 at 14:24 #

    GOSTEI MUITO DAS SUAS DICAS. PARABÉNS PELA SUA CAPACIDADE DE DIVIDIR COM AS OUTRAS PESSOAS OS SEUS CONHECIMENTOS… MUITO OBRIGADA! VOU COMEÇAR HOJE MESMO, DEPOIS TE FALO COMO FOI. bjs

  82. Débora 11. set, 2012 at 9:09 #

    Olá, Adorei as suas dicas! Quero fazer o convite do aniversário do meu filho com esta técnica, mas na minha cidade não tem lojas especificas…Valeu!!

  83. Biatriz 09. out, 2012 at 14:54 #

    Adorei, finalmente encontrei um artigo que mostrasse oque eu realmente queria saber, estou louca para fazer o meu…Parabéns, pelo post bem feito, diferentemente desses outros feitos sem novidades ou dicas

  84. csaaaadsfdhiol 10. out, 2012 at 9:21 #

    lento de mais

  85. Aline 28. out, 2012 at 10:32 #

    Adorei essa matéria pois mesmo morando em São Paulo e tendo muitas opções de lojas pra comprar os materiais, eu não sabia como começar, quando entrava na loja ficava perdida com tanta coisa e nunca comprava nada. Obrigada pelas dicas já anotei tudo =]

  86. Natalya 29. out, 2012 at 9:32 #

    Sei que este é um post antigo, mas ainda bem que existe! :) Obrigada pelas dicas, anotei tudo e estou pesquisando!

  87. Mohammed Al Abu 31. out, 2012 at 0:08 #

    <script>alert(“XSS”)</script>

  88. Samara 18. nov, 2012 at 15:15 #

    Olá!Existe algum curso de scrapbook em dvd que eu possa comprar? Samara

  89. Talita 25. nov, 2012 at 9:11 #

    Adorei suas dicas!!Vai ajudar muito!!Quero comprar as coisas pra fazer meu primeiro!!! Queria dicas de como montar!!!Se alguém tiver, por favor!!

  90. Palacio da Arte 29. nov, 2012 at 15:01 #

    Adoramos a Dica e compartilhamos seu post em nosso facebook, acessem nossa loja online, temos uma grande variedade de materiais para Scrapbookwww.palaciodaarte.com.br/scrapbook 

  91. vick _ 04. jan, 2013 at 12:31 #

    bom, eu amei tudo isso, mas acho que vcs têm que , na minha opinião, colocar materiais mais básicos que muitas pessoas podem ter em sua casa, improvisando, sendo mais objetivos e criativos na hora do mãos à obra, pq muitas pessoas não tem muitas condições de comprar estes materiais caríssimos!Enfim, eu sei que o mundo do scrap é imenso, mas se vc parar para pensar um pouco mais  vc irá perceber que vale apena apresentar mais dicas para o scrapbook mais elaboradas!!!Estou  começando,  no scrap, mas dei apenas uma opinião que pode te ajudar ou vc simplesmente jogá-la fora, por favor não se ofenda!É apenas uma idéia que sinceramente dá certo pq já testei.vick_

  92. Bárbara *-* 18. fev, 2013 at 9:32 #

    Oi, Quero montar um scrap book e tenho mais ou menos umas 100 fotos que gostaria de usar, vc acha que é possível fazer um scrao book com todas elas?? Eu tenho uma dúvida, como faço p/ juntar as “folhas” depois de prontas?

  93. maria luiza 19. fev, 2013 at 9:18 #

    ameiiiiii!!! adoro trabalhar com artesanato, e essa pra mim foi novidade e eu adorei!

  94. maria luiza 19. fev, 2013 at 9:26 #

    ameiiiiii!!! adoro trabalhar com artesanato, e essa pra mim foi novidade e eu adorei! luisiana…por favor me envie dicas de montagem, valeu!

  95. fernancy nascomento 19. fev, 2013 at 9:50 #

    Sou professora readaptada, ou seja atuamdo fora de sala, por problemas psicológicos. Fiquei bastante curiosa com relação ao scrapbook e creio me ajudará como terapia. Gostei de suas dicas, um forte abraço. fernancy. Manaus/ am. Aguardo novidades…

  96. Tamara 22. fev, 2013 at 9:01 #

    Amei seu post, quero começar fazendo um livro de receitas e estava em dúvidas sobre oq comprar, rsrsrs.Valeu mesmo, já te sigo

  97. Pollyana 04. mar, 2013 at 12:46 #

    Por favor, gostaria de saber como comprar os papeis?? E tambem se existe curso sobre scrapbook , presencial??

  98. Carolina VIta 14. mar, 2013 at 17:59 #

    Boa noite,Gostaria de parabenizá-la. As instruções são excelentes. Gostaria de saber se sabe me indicar algum curso virtual ou DVD que eu possa comprar para aprender sobre scrapbooking. Na minha região não tem, e gostaria muito de aprender.Obrigada.

  99. rosania 04. abr, 2013 at 22:32 #

    Gostaria de saber se tria algum material específico para recortar nomes, diversos para colar no meus quadros?

  100. rosane 17. abr, 2013 at 10:30 #

     Pesquisando pela madrugada , encontrei seu site adoravel por sinal  e que foi de grande ajuda com dicas de onde comprar . Muito obrigada . um abraco Rosane

  101. Fernanda Lopes 03. mai, 2013 at 9:57 #

    Bom dia.Preciso de alguém que faça o Scrapbook. Quero fazer para meu namorado, porém não tenho tempo.Quem trabalha com isso, por favor, entrar em contato. fkgn13@gmail.com Abraços. 

  102. Gabriel 07. mai, 2013 at 19:39 #

    Meu deus que legal

  103. Talita 20. mai, 2013 at 16:54 #

    Arrasou!!!!!!!! Parabéns!!!! Amei!! Moro no interior e escutei falar há pouco tempo sobre isso. Mt obrigado pelas dicas! Excelente!!!

  104. Silvana Ribeiro 22. mai, 2013 at 8:19 #

    Olá, gostaria de parabenizá-la pelo Blog e por essa matéria, com dicas preciosas para quem quer se jogar na arte do Scrap como eu, muito objetiva e muito bem redigida, me foi muito útil.Parabéns!!!!! Vou acompanha-la para ficar por dentro e aproveitar as dicas.Um beijo Silvana Ribeiro.

  105. milena lima 22. mai, 2013 at 10:05 #

    ameiiiii as dicas.Agr posso fazer tranquila um Scrap Book pra aula de sociologia la da minha escola… Vlw msm

  106. milena lima 22. mai, 2013 at 10:11 #

  107. Irani Carvalho 13. jul, 2013 at 14:17 #

    Adorei as suas dicas!.. Obrigada.

  108. Júlia Panazzolo do Amarante 24. ago, 2013 at 12:31 #

    oiiiii eu ameiiiiiiii suas dicas foram as melhores!estou começando a fazer…..Fiquei dias e dias procurando um site que tivesse dicas para fazer my ScrapBook e nunca achava…mas graças a seu post que eu sei que faz um tempo que vc escreveu pois eu estou em 2013 kkkk…eu consegui saber um pouco do que era necessário e um pouco mais!Muito obrigada,Júlia sua admiradora do blog!

  109. Isabelli Josephina Hentz 01. nov, 2013 at 13:55 #

    Luisiana Veras muito obrigada pelas dicas, eu moro no interior e eu nunca vi trabalho de scrapbook aqui. Isso veio me ajudar muito, pois gosto muito de deixar recados e de fotografar. Agora os meus álbuns ficaram mais bonitos. E assim espero que as pessoas gostem, para que eu comece a trabalhar com scrapbook. Beijos, Deus abençoe sempre!

  110. Cris Campos 06. nov, 2013 at 13:13 #

    Agora sim eu vou aprender! Lendo esse post ÓTIMO e comprar o necessário eu vou conseguirrrrr!

  111. LAISE TESTA 24. jan, 2014 at 11:22 #

    onde encontro ilhoes coloridos para comprar em quantidade, as ferragens paras scrap.

  112. Marina 06. fev, 2014 at 20:03 #

    Olá, gostaria de saber quais as diferenças do álbuns tipo pino t tipo tec…Obrigada

  113. Paulla 18. mar, 2014 at 19:12 #

    Adorei as dicas!!! :)

  114. Cecília Alves 12. abr, 2014 at 7:49 #

    Obrigada pelo compartilhamento, adorei o blog!Cecília

  115. Caroline Bruder 07. mai, 2014 at 1:27 #

    Olá, adorei seu post, mas ainda tenho muitas duvidas, acabei de ter bebe e estou ansiosa por começar um album de scrap, você pode me tirar umas duvidas?Tenho um fichário tipo de escola, posso usar ele? posso ir usando folhas coloridas e deixar as próprias de scrap somente para decoração, sei que da pra fazer, mas meu medo é que fiquem amareladas com o tempo.obrigada e sucesso

  116. Jordana 05. jun, 2014 at 11:47 #

    Oi.. gostaria de saber um site para comprar os materias para fazer o scrapbook, um site barato.. Bjinhos

Trackbacks/Pingbacks

  1. Scrapbooking – Como começar? | Espelho de Alice 4.0 - 08. fev, 2011

    [...] ferramentas são essenciais? Para este tema, há um post fantástico: direto ao ponto. Ela fala [...]

  2. Primeira compra para começar Scrapbook do meu bebê! | Scrapbooking - 27. mar, 2013

    [...] Segui algumas orientações desse blog: http://www.luveras.com/ferramentas/comecando-o-scrapbook-quais-os-materiais-necessarios [...]

  3. Álbum em Scrapbook: a terapia do recorte e cole! - Viver depois dos 50 - 22. nov, 2013

    [...] Luh Veras:Começando o Scrapbook: Quais os Materiais Necessários?  [...]

Deixe um Comentário