Álbuns Para Scrapbooking – Qual usar, como usar.

10 ago

scrapbook-dot-com_2064_166974680

Tenho recebido muitos e-mails de diversas leitoras, com dúvidas à respeito de álbuns para Scrapbooking. Como às vezes me falta tempo para responder todos e-mails, e sabendo que vou receber muitos ainda com a mesma pergunta, resolvi fazer este post, mostrando todos os tipos de álbuns disponíveis para fazer scrap, bem como tamanhos, como usar, entre outras informações.

ist2_4421806-open-scrapbook-album-on-white

Álbum Tipo Pino

scrapbook-dot-com_2063_504533485

É o álbum mais comum e mais utilizado na maioria dos scrapbookings, pois trata-se de um álbum de fácil manuseio, pode ser encontrado tanto álbuns básicos com capa em várias cores lisas para decorar, quanto com capas já forradas (que podem ser forradas com papel decorado, tecido, ou até couro).

Este álbum possui folhas plásticas separadoras de um material chamado polipropileno, e é nestas folhas plásticas que você guarda seu layout de scrap pronto, a fim de proteger do pó, da ação do tempo, do manuseio e de outros fatores que possam estragar o seu trabalho com o passar dos anos. Estes álbuns, como já diz o nome, são de pino, parecidos com um fichário, que permitem que você o desmonte para incluir mais folhas plásticas separadoras (que você pode comprar avulsamente em lojas de scrap), caso você queira rechear ainda mais o seu álbum com layouts.

Normalmente, o tamanho em que você encontrará estes álbuns é o 12×12, ou passando para os padrões métricos brasileiros, é o 30,5×30,5 cm. Mas há também o 20x20cm, que é um pouquinho menor para que m gosta de trabalhar com mini álbuns.

scrapbook-dot-com_2064_1265750773

Este é um álbum de básico, onde você pode decorá-lo na capa com papéis, ou até forrá-lo com tecido.   Normalmente, ele vem com uma capa plástica removível, para que você possa decorá-lo e depois colocar a capa para proteger o trabalho.

scrapbook-dot-com_2063_108137439

album

Este modelo já é decorado, não necessitando você fazer nenhum adorno na capa. Pode ser encontrado tanto somente forrado com material decorado, como pode além da estampa, ter  janela para foto.

scrapbook-dot-com_2067_127659396

Há também álbuns com capa em couro ou material similar, tanto com ou sem janela para fotos.

scrapbook-dot-com_2063_498974919

Este é um pacote com refis de protetores plásticos, para acrescentar no álbum. Na hora de comprar, veja se o protetor plástico tem os furos para encaixe compatíveis com a localização dos pinos do seu álbum, ou se ficar na dúvida, procure o que seja refil universal, que é para todos os tipos de álbum.

Álbum Chipboard

circle1_-_copy

O álbum de chipboard, eu acredito que seja um dos mais lindos de todos os tipos de álbuns de scrapbooking.  O chipboard é um papelão duro cinza, próprio para scrapbooking, que é utilizado para fazer letras, adornos, e também álbuns. O grande diferencial do álbum de chipboard, é que ele pode ser tanto comprado já recortado, com palavras, formatos, etc, como você mesmo pode criar o seu próprio modelo de álbum, no tamanho que preferir.

believealbum

baby

scrapbook-dot-com_2067_645126802

scrapbook-dot-com_2067_203442783

Estas são apenas algumas das dezenas de modelos de álbuns de chipboard já cortados. Você poderá encontrar em formatos de coração, estrelas, palavras como amor, pai, e muito mais outros modelos. Aí é só você desmontar, forrá-los com papel, decorar, e montálos novamente, podendo unir as placas de chipboard tanto com argolas, quanto com fitas.

10720

scrapbook-dot-com_2067_478207905

Ou se você gosta de inventar moda, pode pegar uma placa de chipboard de 30x30cm e inventar, cortar no formato desejado, e depois só partir para a colagem e decoração.

Lembrando que o chipboard, ao contrário do álbum de pino, é mais trabalhoso pelo fato de você fazer todos os processos, não tendo a capa pronta ou semi pronta. Alguns álbuns de chipboard já são decorados pelo menos com fundo, mas aí você ficará limitado à apenas algumas cores e além disso, terá que pagar um pouquinho mais por ele.

O álbum de chipboard não tem os plastiquinhos  separadores, mas se você cortar dentro dos tamanhos padrão de algum modelo de plástico protetor existente nas lojas, você pode colocar o trabalho dentro para proteger, ou então, também pode usar acetato para ajudar um pouco na proteção do projeto.

Álbum Tradicional

milano_inside

Bem, não sei bem ao certo o nome específico deste tipo de álbum, pesquisei muito e não cheguei a uma definição para ele. Mas é o legítimo álbum da vovó, onde as folhas são de papel, e tem uma folha de papel seda entre uma página e outra do álbum. As fotos devem ser coladas nas folhas do álbum, ou também podem ser fixadas com cantoneiras. Esses álbuns também permitem que você decore e faça adornos em torno das fotos.

Estes álbuns são muito conhecidos, e acredito que o mais lembrado, seja aquele que tem as folhas internas na cor preta. É muito utilizado em books fotográficos. Atualmente, pode-se encontrar esse álbum em diversos tamanhos, brochura ou espiral, com ou sem janela para foto na capa, capa decorada ou não, e as folhas internas podem variar da clássica cor preta ao papel reciclado.

ALBUM SPIRALE PAG. NERE

ALBUM BAMAKO PAG. N

Álbum de Acrílico

acrylic01

Este é um álbum que na verdade, nunca fiz. Acho o efeito bacana, mas deve ser bem trabalhoso de fazê-lo, e ao mesmo tempo, gera muito custo para montá-lo. O álbum de acrílico tanto você pode montar, cortando o acrílico no formato desejado ou mandando cortá-lo, ou facilitando um pouco, comprando as placas já cortadas, que já vem até com a argola para unir cada placa depois de decorada.

O álbum de acrílico trata-se de colagem das fotos, adereços e adornos sobre o acrílico. É super diferente, e você pode desenhar e pintar o acrílico com canetas, carimbos, e até mesmo passar cola gliter e relevo.

acrylic05

Nas lojas de scrap, você poderá encontrar os álbuns de acrílico semi-prontos, como este. Ou se preferir fazer você mesmo, basta trabalhar em cima de placas de acrílico, cortando-as na forma desejada e decorando com scrap depois.

acrylic02

acrylic03

Álbum de Dobradura

Wallet_mini_album_2

Eu diria que seria mais pra “mini” do que pra álbum. Os mini álbuns de dobradura ficam lindíssimos, aí vai da sua destreza com dobras e da necessidade do projeto no qual está trabalhando. O bacana do álbum de dobradura, é que você mesmo pode estipular o tamanho que quiser para montá-lo.

baby-boy-mini-album-6

Classic_Kit_Mini_Album_sm

Caderno ou Livro

6a00d8345233a569e200e54f6418ee8833-800wi

Talvez este seja o menos usado atualmente, mas o scrapbooking começou assim: decorando velhos livros ou cadernos. Hoje sabemos que temos que ser cautelosos quanto aos materiais utilizados, pois podem ter ácido ou lígnia nos materiais utilizados. Portanto, se você desconhece das propriedades do livro ou caderno a se fazer o scrapbooking, é melhor não arriscar. Mas se você sabe que o produto não tem esses materiais que danificam o scrapbooking, faça tranquilamente.

Há quem faça scrapbooking em pequenos moleskines, e particularmente, eu acho quem ficam divinos!

14027

3716117580_3ae4748a62_b

3716162814_38fd79e43a_b

Espero que este post tenha esclarecido suas dúvidas sobre tipos de álbuns, ou que você tenha agragado um pouquinho mais de conhecimento sobre este assunto.

Ótimo Scrap!

Blog Widget by LinkWithin

40 Comentários para “Álbuns Para Scrapbooking – Qual usar, como usar.”

  1. Eduardo Masuda 10. ago, 2009 at 21:56 #

    Muito bem escrito o seu artigo! Parabéns! deu vontade de fazer um pra mim!

  2. Kelane 11. ago, 2009 at 9:29 #

    Adorei a matéria!!! Estou começando no scrap e tenho certa dificuldade em conhecer as técnicas e entender esse “mundo” nos seus detalhes. Seu blog me ajuda MUITO. Sempre passo por aqui para dar uma olhada, na esperança de aprender de quem ensina de verdade.
    Valeu mesmo!!!

  3. Patricia 28. ago, 2009 at 1:44 #

    Lu, adorei seu blog.
    Primeiro queria te agradecer por todas as dicas que você ja me deu.
    Estou tentando começar a fazer scrap, e comprei um álbum dos que você chamou de tradicional,páginass pretas, e folhas de seda separando.
    Adoro os trabalhos coloridos e diderentes. Posso fazer páginas cobrindo todo o fundo ou vou ter que comprar um novo álbum?
    Obrigada!

  4. Renata Pacheco 04. set, 2009 at 17:12 #

    Luisiana, o artigo está muito bom, mas você não pode pegar imagens de trabalhos de outras pessoas e colocar no seu blog sem dar os crédito, sem dizer quem fez. Notei que vc faz muito isso, como nos posts 25 cartões para dia dos pais, ou 25 layouts para dia dos pais, entre outros.
    A cada imagem que utilizar, faz parte da ética da internet você dizer o nome do autor e TAMBÉM colocar um link para o blog original, de onde tirou a imagem. Você escreve bem, não deixe a credibilidade de seu blog ir por água abaixo por não dar os créditos a quem se deve.

  5. Luisiana Veras 04. set, 2009 at 18:54 #

    Obrigada Renata. Estou a pouco tempo blogando, e há algumas semanas fiquei sabendo dessas “leis” de direitos autorais do scrap. O que estou conseguindo lembrar de onde peguei, estou colocando a fonte. Tomarei mais cuidado daqui para frente. Obrigada novamente pela dica!

    Atenciosamente, Luisiana Veras

  6. Renata Pacheco 04. set, 2009 at 19:55 #

    Que bom que entendeu, Luisiana. Olha, uma dica: quando eu vejo algo que acho legal, eu guardo o link do blog da pessoa, assim não esqueço de onde tiro a dica. No caso de layouts e outros trabalhos, eu salvo numa pasta no meu computador com o nome da autora. Como eu sou jornalista profissional, sempre fui muito ligada nessa questão de direitos autorais.

  7. solange pires 24. set, 2009 at 21:19 #

    Oi gostaria de saber qto fica um album com nome de chipboard, eu adorei o que tem nome de BABY,e onde consigo comprar..obrigado

  8. solange pires 24. set, 2009 at 21:21 #

    Onde morro niguem conheçe esse scrapbooking, me ajude eu ganhar dinheiro boa oportunidade, e me ajudem a consiguir fazer um mini album..obrigado

  9. Deila 26. set, 2009 at 16:31 #

    Lú, amei seu blog tó conhecendo scrapbooking a pouquinho tempo, moro em Minas no Vale do Aço, tó desempregada e aqui ninguem conhece essa tecnica.
    A arte mim encheu de alegria, e é bom quando se trabalha feliz, pois reflete no seu trabalho.
    Gostaria de saber quanto fica em media um scrapbooking, e se vale a pena investir.
    Obrigado pela inspiração!!!! Aguardo resposta Deila

  10. Maíra 23. out, 2009 at 12:29 #

    Onde posso encontrar albúm nesse estilo tradicional (com folhas de papel e a proteção de papel de seda)??? Preciso muito de um!

    abraços

  11. Natália 27. jan, 2010 at 17:17 #

    Muito explicativa essa “matéria”, parabéns! Mas gostaria de saber que tipo de papel eu posso usar pra por nos refis do album tipo pino, pois tenho muita vontade de fazer vários scraps, mas na cidade onde moro não tem nada sobre scrapbook e nenhuma informação tbm. Obrigada!

  12. NIDIA PAIVA NASCIMENTO 03. abr, 2010 at 16:43 #

    Na escola meus cadernos sempre foram bem cuidados, com  algumas decorações e tinha 100 carimbos. Numa Loja a Santos, descobri um mini-álbum de chipboard e me pus a decorá-lo. O entusiasmo me levou a pesquisa na internet e acabei de ter uma aula sobre o básico que eu precisava. Suas explicações são muito claras, didáticas e agradeço pela ajuda que deu a mim a a outras pessos, pq o scrap é um trabalho encantador!Gostaria de abusar de sua atenção e fazer duas perguntas para saber os erros que cometi do minialbum que fiz pra minha irmã:Devemos forrar sempre com papel o chipboard ou podemos decorar em cima diretamente, como fiz em alguns layouts?Pode, ainda, me esclarecer  quanto aos papéis que vi na loja: dupla face e simples?quando devo usar um ou outro?Obrigada e Parabéns! 

  13. Maria Lúcia de Campos Araújo 11. abr, 2010 at 12:20 #

    Estou adorando o seu blog. Tudo que vi até agora está tanto me ajudando como gostaria de colocar na minha comunidade no orkut, “cadernos encapados com tecidos”, que também é uma forma de scrap, comecei enfeitando álbuns e parti para esta outra modalidade, adoro.Tudo bem para você, levar os seus conhecimentos para outros?

  14. sandra 13. abr, 2010 at 22:41 #

    Olá, gostaria de saber se vc pode me ajudar?? onde posso encontrar esse papel chipboard??? pois preciso dele na medida 30×50 mais ou menos.Obrigada!!!

  15. alberia amaral 31. ago, 2010 at 0:13 #

    OI AMIGOS!!!SOU UMA SCRAPER QUE COMEÇOU RECENTEMENTE,MAS QUE CURTE MUITO ESSA ARTE.TENHO UM ORKUT E UM E-MAIL.GOSTARIA DE TER PESSOAS LÁ NO MEU ORKUT CURTINDO COMIGO ESSA ARTE E ME AVALIANDO TBM,JÁ QUE TENHO ALGUMAS FOTOS.DEPOIS FRAEI UM BLOG.ME PROCUREM!!!!!BJS

  16. Ana Carolina 12. set, 2010 at 18:37 #

    Luisiana, adorei o artigo, é mto bom!principalmente que agora eu vou começar a fazer meu scrapbooking me ajudou muito  ler sua materia!mas para melhorar seu blog , acho que voce de veria acrescentar ONDE PODEMOS ACHAR o caderno para fazer o scrap, e seus materiais. atenciosamente Ana Carolina

  17. monica 07. out, 2010 at 19:14 #

    gostaria de ideias de albuns para paginas soltas dos layouts, nao gosto da ideia de plasticos, tira o contato  com as texturas, modifica, os albuns da minha avó nao tinham plastico nem por isso……     Como faço para não furar as pág. mas deixa-las livres ao  contato?  obrigada.   Monica.

  18. monica 07. out, 2010 at 19:19 #

    amei seu blog, tem ideias maravilhosas ,gostaria de ideias de albuns para paginas soltas dos layouts, nao gosto da ideia de plasticos, tira o contato  com as texturas, modifica, os albuns da minha avó nao tinham plastico nem por isso……     Como faço para não furar as pág. mas deixa-las livres ao  contato?  obrigada.   Monica.

  19. flavia 09. out, 2010 at 13:05 #

    Olha adorei seus trabalhos!!!Parabéns!!!!!Estou começando agora a aprender alguma coisa de scrap e se você tiver alguma coisa a mais para me contar, vou adorar, pois estou aprendendo, assistindo vídeos e vendo coisas lindas que sempre aparecem!!Mais os seus superaram todos que ja vi até agora!!!Que Deus lhe abençoe!Flavia

  20. Nidia Paiva Nascimento 19. out, 2010 at 1:32 #

    Deixei um comentário anteriormente e li com interesse muitos ítens esclarecedores e importantes para quem inicia essa arte com papel. De abril pra cá eu e minha norinha – a Mary – fizemos vários trabalhos. Criar é muito bom. Muito saudável.Como organizei um espaço especial em minha casa, meu cantinho, inspirada em vc, comprei até móveis pequenos mas ideais pro começo, bem como os materiais, ferramentas e aulas básicas para dar início ao trabalho que escolhi como terapia. Agora, como não consiguimos parar mais de ver e falar em scrapbooking, scrapdecor, tentamos sozinha postar nossos trabalhos num blog, e aproveitamos para agradecer pq indiretamente nos ajudou bastante e convidamos para visitar o nosso espaço virtual.Um abraço a vc e todos que como eu admiram sua vontade em ajudar aos iniciantes.

  21. Nidia Paiva Nascimento 19. out, 2010 at 1:38 #

    ME PERDOEM ALGUNS ERROS  DE PORTUGUÊS NA MENSAGEM ENVIADA HÁ ALGUNS MINUTOS.FUI ESCREVENDO E ESQUECI DE LER ANTES DE ENVIAR. tB ACHO QUE JÁ ESTOU COM SONINHO…ABRAÇO A TODOS

  22. Carolina 17. jan, 2011 at 22:59 #

    Olá td bom? Adorei o seu blog… Eu gostaria que você pudesse esclarescer uma dúvida ou que você pudesse me dar uma idéia de como eu posso montar um álbum com muitas fotos… Eu namoro há 7 anos, e nesse tempo todo reuni muitas fotos, eu pensei em encadernar as folhas de scrap utilizando papel vegetal para separar as folhas (ao invés de folha de seda ou qualquer outro material)…. Acredito que desta maneira eu poderia reunir todas as minhas fotos em um álbum só… O que você acha disto? Muito Obrigada, aguardo retorno Carol.

  23. eunice souza 30. jan, 2011 at 20:19 #

    estou confeccionando um album e gostaria de saber que tipo de material é melhor.  como cola, tesoura, papel e letras. 

  24. Luciana 29. abr, 2011 at 15:37 #

    Lu, adorei seu blog e apesar de não ter começado a fazer scrapbook ainda, já comecei a comprar o material conforme dicas que encontrei aqui. Espero encontrar mais muitos posts sobre o assunto. Um abraço. =)

  25. Lori 18. mai, 2011 at 17:43 #

    Uma graça…. ajudou bastante … ainda mais pra quem é  leigo como eu e gosta mto de fotos…..

  26. Bruna Cheble 02. jun, 2011 at 17:07 #

    Muito bom o seu post! Para pessoas, como eu, que estão começando nessa arte, foi muito esclarecedor! Muito obrigada!

  27. Mariana Lepri 19. jun, 2011 at 12:57 #

    Ola!Adorei o seu site mais vc tem um tipo de album facil para para o tipo de criança??

  28. cristiane 20. ago, 2011 at 0:53 #

    oi,gostaria de saber aonde compro estas capas para montar albuns de scrapbook,estou começando agora.fiz um curso mas so aprendi a montar as paginas,morro no rs em novo hamburgo,e so existe uma loja que ja esta fechando.aguardo resposta obrigada .

  29. euciner souza dos reis prado 10. set, 2011 at 18:08 #

    quero muito aprender a fazer um albuns

  30. Adailde Augusta 25. out, 2011 at 20:44 #

    Onde e como comprar o album com folhas auto colantes pretas?

  31. Juliana 09. jan, 2012 at 16:02 #

    Esse post foi um estalo iluminado! Parabéns ;D

  32. Jerusa Noeli Lemos 22. jan, 2012 at 10:49 #

    Ola esta olhando seu site e vi estas materias sobre scrapbook…vc tambem vende scrapbooks…ou não…quero fazer um pra minha filha que vai nascer em maio….auardo sua resposta

  33. Maria Moura 05. mar, 2012 at 16:56 #

    thanks for such a great post and the review, i am totally impressed!http://www.musicaluansantana.net

  34. Arnaldo 29. jun, 2012 at 23:19 #

    Boa Noite,Alguem ja comprou ou conhece as folhas auto-colantes da empresa Tecno Art Álbuns ¿

  35. Patrícia Pereira 01. set, 2012 at 6:29 #

    Olá,Obrigada pelos teus posts, deram uma gande ajuda.Gostava de comprar este albuns, onde posso comprar?Obrigada 

  36. Larissa 15. out, 2012 at 21:50 #

    Olá! Gostaria de saber onde posso comprar scrapbooks… estou pesquisando na internet, mas não estou conseguindo encontrar. Obrigada.

  37. Van franz 21. fev, 2013 at 14:27 #

    Luh, parabéns pelo belo trabalho. além de lindo extremamente útil para quem gosta desta arte e para os principiantes, cheio de dicas de quem sabe o que está apresentando . Um abraço,Van Franz.

  38. Albertina josefa de Souza 26. mar, 2013 at 19:27 #

    Amei o seu trabalho lindo, sou iniciante mas vou apreder  muitas dicas com vc beijos Tata.

  39. Vanuska Maria de G.Medeiros 15. nov, 2013 at 20:57 #

    Adorei seus trabalhos, estão maravilhosos parabens

  40. Thalita 09. dez, 2013 at 16:45 #

    oláentrei no site de vocêis e  interessei pelo álbum de folhas pretas (álbum da vovoqueria saber o valor  qual e o prazo de entrega. ficarei no aguardo. att, Thalita  Gomes

Deixe um Comentário