Bolo Toalha Felpuda

21 fev

Você deve conhecer ou até mesmo deve saber fazer o bolo toalha felpuda, mas o que você não sabe, é que eu tenho um caso de amor com esse bolo! Não sei como nem quando começou essa “tradição”, mas em quase todo meu aniversário, antes de eu vir morar em Curitiba, minha mãe fazia esse bolo pra mim. Como meu aniversário foi na semana passada (dia 13/02), e minha mãe veio pra Curitiba me visitar e passar o carnaval comigo, ela resolveu fazer esse bolo.

Até então eu só sabia comer o tal do bolo, mas dessa vez eu participei do preparo, e aprendi com a mamis a receita do bolo! Bom, o bolo toalha felpuda é gelado, e como meu aniversário é no auge do calorão de fevereiro, “quase nem” vai bem, não é mesmo?

Agora que eu sei fazer, eu passo a receita pra frente! Vamos lá!

Você vai precisar de:

Massa (pão de ló)

4 ovos, com claras e gemas separadas

2 xícaras de açúcar

2 xícaras de Farinha de trigo

12 colheres de sopa de água quente

2 colheres de chá de fermento em pó

(também precisa de margarina e farinha para untar a forma)

Cobertura

1 caixinha de creme de leite

1 caixinha de leite condensado

1 vidrinho de leite de coco

de 2 a 3 pacotes de coco ralado

Para embalar

Papel alumínio

Modo de Preparo:

Massa (pão de ló)

Bata as claras em neve e misture com uma xícara de açúcar. Em outra travessa, bata as gemas com uma xícara de açúcar. Misture as claras com as gemas, em seguida a farinha de trigo e as 12 colheres de água quente. Por último, misture o fermento em pó. Asse em uma forma retangular tamanho médio, a 180°C por aproximadamente 30 minutos.

E foi assim que ficou meu primeiro (pasmem!!), pão de ló!

E caso você saiba uma outra receita de pão de ló, pode substituir a minha receita pela sua! postei essa porque foi essa mesma que aprendi!

Cobertura

Em uma tigela, misture o leite condensado, o creme de leite e o leite de coco, até ficar homogêneo. Em uma outra travessa, coloque o coco ralado.

Montagem

1- Corte o bolo em quadradinhos (antes de cortar, espere o bolo esfriar) 2 -mergulhe cada pedaço no creme feito com o leite condensado, creme de leite e o leite de coco. 3 -passe pelo creme no coco ralado, procurando cobrir todos os lados do pedaço bolo. 4 – embrulhe o pedaço de bolo em papel alumínio.

Dica: Antes de fazer o processo da cobertura no bolo, já deixe cortado papel alumínio em retângulos, um pra cada pedaço de bolo, num tamanho suficiente que dê para envolver todo o pedaço do bolo sem deixar o mesmo com lados aparentes.

Depois que você fez isso com todos os pedaços de bolo (mergulhar no creme, passar no coco ralado e embrulhar no papel alúmínio), coloque os pedaços em uma travessa e leve à geladeira por 4h, ou se quiser gelar mais rapidamente, deixe por 2 horas no congelador.

Sugestão de Consumo

Parece impossíel, mas esse bolo delicioso pode ficar ainda melhor: é só servi-lo com uma bola de sorvete em cima. Chega a ser um pecado de tão gostoso!

Blog Widget by LinkWithin

8 Comentários para “Bolo Toalha Felpuda”

  1. Leospricigo 21. fev, 2010 at 3:38 #

    Sou suspeito pra falar hahaha mas esse bolo é muito bom, eu que pedi pra luh fazer hoje esse bolo :P aí ela aproveitou pra criar o post :)

    Recomento o bolo.

  2. Tays Rocha 21. fev, 2010 at 9:40 #

    Menina, me deu uma vontade, essa semana vou testar tua receita, amo côco (inda tem acento? a reforma me deixou uma grávida semi-analfabeta);oP Depois se me autorizar eu posto lá no Quarteto pq está muito bem explicadinho. Beijocas.

  3. Ricardo Camata 21. fev, 2010 at 15:04 #

    Li a receita enquanto comia um belo prato de arroz, farofa e frango assado de padaria. Fiquei pensando agora na sobremesa.

  4. Edina Saadi 21. fev, 2010 at 19:20 #

    Oi sumida,saudades que bom que esta de volta e de casa nova com gostinho de quero mais :o) e claro que adorei a receita, adoro este bolo que so tem ai no Brasil, vou tentar fazer e depois te conto o resultado.Luh tudo de bom e muito brilho aqui no blog e na sua vida bjs :o)

  5. Shelley 22. fev, 2010 at 14:09 #

    Luuu!Muito sucesso nessa nova fase do seu blog!Fiquei com vontade de fazer o bolo, sou uma negação na cozinha, mas tá tão bem explicadinho…Te linkei no meu blog novo, tá?!beijinhos

  6. Moema 04. jun, 2010 at 17:57 #

    Adorei a receita …vou fazer estafinal de semana.Obrigada.

  7. clea aoki 08. ago, 2011 at 21:06 #

    vou tentar fazer   para vender para o pessoal que esta aqui no japao

  8. Nilvane 08. abr, 2012 at 11:15 #

    oi visitei o seu blog pois estava procurando uma receita do bolo toalha felpuda. Achei a sua receita bárbara, fiz a receita, mas fiquei em dúvida sobre as duas colheres de fermento em pó, mas coloquei como indicou.Acontece que infelizmente o bolo baixou… será que foi por que eu deixei o forno quente antes de colocar o bolo? ou foi por que a minha forma era pequena e o bolo subiu demais?me ajude a entender pois vou tentar fazer a receita de novo.parabéns pelo seu blog… abraços e obrigada pela dica!

Deixe um Comentário